Economia Cafeeira Marcas e Patentes OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual
OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual
A Organização Mundial de Propriedade Intelectual - Ompi- é uma organização intergovernamental com matriz em Genebra-Suíça. Internacionalmente, recebe o nome de World Intellectual Property Organization - Wipo. Ela é uma das agências especializadas das Organizações das Nações Unidas. Seu objetivo é zelar pela proteção dos direitos dos criadores e titulares da propriedade intelectual em âmbito mundial e, conseqüentemente, contribuir para que se reconheça e recompense o talento dos inventores, autores e artistas.

Um papel fundamental da OMPI é exercido pelo aperfeiçoamento constante de padrões internacionais para a proteção à propriedade intelectual. Isso traz facilidades para o usuário que deseja depositar uma patente ou marca em diversos países, tendo em vista que um dos princípios fundamentais desse campo é o da validade territorial. A OMPI atua como secretaria executiva de um acordo internacional na área de patentes, o PCT (Tratado de Cooperação de Patentes) simplificando enormemente o depósito de patentes em outros países.

A OMPI é composta por 180 países membros e, além da proteção da propriedade intelectual, é responsável pela administração dos vários tratados multilaterais que versam sobre aspectos legais e administrativos da propriedade intelectual.